sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia Mundial da Água

                                                                                               Por Roberta Nader



Em menos de vinte segundos, uma busca  pela palavra AGUA no google encontra 150 milhões de resultados!

Mas eu me lembro ( e eu nem sou tão velha assim) que eu aprendi na escola que a água era o mineral mais abundante da Terra. Ocupa dois terços do planeta.
E que ela tem uma regrinha clara e límpida como ela própria. Água evapora. Água chove e volta para o lugar de onde veio. Simples assim.

O que acontece então? Se água é simples, incolor e inodora, por que tanta tempestade nesse copo? Por que a ONU resolveu, em 1992, instituir um Dia Mundial pra esse elemento tão básico? É quase como instituir um Dia Mundial para os dias mundiais.

E pior, se a água evapora e chove de novo, por que, pombas, ela está ameaçada afinal?

Para entender  essa história, vamos lembrar que nós, humanos, olhamos pra tudo que existe no planeta pela lente do nosso próprio umbigo.

A água do mar que, pelo umbigo de peixes, mamíferos marinhos, tartarugas, corais, etc.. é o próprio planeta que habitam, para nós, humanos, ela é depósito de lixo.

A água potável, e essa, muito, mas muito mais escassa do que podemos imaginar, que pelo umbigo dos seres vivos é a base da vida, para nós, humanos, ela é lavatório de carro e chão. É resfriamento de máquinas. Ela é, pasmem, usada para descarga.
Literalmente jogamos água pelo esgoto.

Talvez, exatamente pelo fato da água ser abundante, criamos uma civilização acostumada com o desperdício.

A gente tanto mexeu e remexeu no ciclo da água, e no clima do mundo, que a própria chuva, que para as comunidades tribais de muitos lugares e muitos tempos, sempre foi a própria benção. A chuva: sinônimo de vida e renovação, hoje é alarmante. Causa desgraça e morte.

Como chegamos a isso?

Pensando nesse cenário, conseguimos portanto entender a importância de termos um Dia Mundial para reflexão sobre a água.

Por isso, proponho aqui refletirmos como transformamos o mineral mais importante para a vida no Planeta, em algo para nos servir. Matar nossa sede... de ganância e comodismo.

Água é pra matar sede real. Água é pra ser respeitada. Água é moradia. O mar é um mundo, que não pertence só a nós. Os rios não são apenas nossas estradas, eles são a vida que cortam a terra. E, principalmente: Água não é commodity!

Deixo aqui, portanto, uma historinha. A mais apropriada para o dia de hoje.


Nenhum comentário: