quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Atividade Bote Fé Curitiba


Nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2013, voluntários do Greenpeace embarcaram a Curitiba para participarem do evento: Bote Fé CuritibaUm dos objetivos do Bote fé é mostrar também que os jovens são protagonistas de uma sociedade mais igualitária e justa, fundamentada em valores éticos e morais. 
 
Foram 1.000 assinaturas coletadas para a petição do Desmatamento Zero em apenas dois dias.
 
A voluntária Roberta de SP conta sua experiência vivida na atividade:
 
"Confesso que assim que soube que iria embarcar pra Curitiba para participar do evento Bote Fé, que reuniu a juventude católica no centro cívico da cidade, muitas coisas passaram pela minha cabeça:
 
A empolgação de, mais uma vez, arregaçar as mangas e angariar apoio da população para a campanha do Desmatamento Zero, que está nos levando pras ruas de diversas cidades brasileiras desde o início de 2012.
 
A alegria por ter a oportunidade de conhecer Curitiba, uma cidade que, em questões urbanísticas e sustentáveis, é exemplo pro país.
 
E também, confesso, uma certa ansiedade por participar de um evento católico.
 
Explico: sou de família católica, estudei em colégio de freira, fiz primeira comunhão, perdi a conta de quantas missas acompanhei minha avó...

E, se existe algo que fez e faz parte do que forjou a minha personalidade é o fato de não ser católica. Aliás, de não compartilhar de nenhuma crença religiosa instituída.
 
E, que atire a primeira pedra (e essa expressão é bíblica) quem não sente ansiedade diante do diferente, do que não compreende.
 
Por isso, a oportunidade de poder conversar, levar e trocar ideias com jovens que pensam diferente de mim foi um bônus muito empolgante para os dois dias em Curitiba.
 
Eram sete e meia da manhã e eu, a Flávia, a Julia, a Carol, a Paula e o Adriano tínhamos trocado o calor escaldante de São Paulo pelo vento geladinho do verão (?) curitibano.
 
Não demorou muito para a belíssima Praça do Centro Cívico ser tomada de canções de louvor e de jovens de todas as idades, tomados de emoção por estarem fazendo parte de um momento histórico para a religião católica no Brasil e no mundo.
 
Mas enquanto esses jovens olhavam compenetrados para o palco, eu olhava compenetrada para eles. Não levou muito tempo para percebemos a vibe do local: paz, abertura, tranquilidade.
 
Com cada pessoa que iniciava a conversa sobre a campanha eu era ouvida de maneira calorosa. Quase todos conheciam Greenpeace, conheciam a campanha e estavam loucos para participar. Para fazer parte dessa Lei de Iniciativa Popular que, assim como aquele que eles estavam vivendo, também é um evento histórico para o Brasil.
 
Portanto, naquele momento, não éramos diferentes, estávamos todos fazendo história.
 
Somos jovens, ou nem tanto, mas, cada um com sua crença, estamos lutando pela paz.
 
E, seja acreditando na Criação ou não, todos naquela praça dividiam o desejo de preservar a vida no planeta e, isso, nos une. "



Roberta Nader, Voluntária do Greenpeace SP
_____________________________________________________________________

2 comentários:

Júnior Warne disse...

Excelente atividade, maravilhoso texto, Roberta!!!
Compartilho de muitos dos seus sentimentos, pois tenho uma história ´´religiosa´´ muito parecida com a sua.
Ano passado participamos do evento evangélico, coletando assinaturas, portanto, acho muito bacana estarmos em todas as ´´esferas´´ religiosas. Quem ganha é o meio ambiente, e isso é o que importa.
Parabéns pra toda galera, dos dois grupos. 1000 assinaturas é uma ótima estatística!! bjs e abs a todos!! Saudades!!

disse...

:)

Brigada, Ju!

Concordo!

saudades