sexta-feira, 15 de março de 2013

Sobre nosso arroz de todo dia


                                                                                             texto de Roberta Nader


Faz exatamente um ano que eu e o amor da minha vida resolvemos juntar os trapinhos e morarmos juntos.

Posso afirmar com convicção que foi uma das melhores decisões da minha vida. 

Mas, como contos de fada só existem em historinhas europeias... junto conosco, se mudou pro apartamento de 30 metros quadrados: a rotina.
E com ela, os detalhes do dia a dia de ser profissional e dona de casa.

A primeira coisa que percebi quando me mudei foi como desperdiçamos alimento.
Somos só nós dois, Caio e eu. Somos gulosos, confesso, mas a verdade é que desde as primeiras vezes que passei a fazer compras pra nossa casa, venho percebendo que muitos produtos vendidos em supermercado ainda tem embalagens  pensadas para a “família” .
E a família tradicional: papai, mamãe e dois filhinhos.

Não raro jogamos fora as 03 últimas fatias do saco de pão de forma que mofaram, ou umas 02 bananas do cacho. Simplesmente estragam antes de conseguirmos come-los!

Não raro também a culpa é minha, por ainda estar me adaptando a vida a dois, acabo errando em quantidades. As vezes cozinho menos batatas do que comemos, e temos que interar com um sanduíche de queijo. Outras, porém, cozinho mais e algumas acabam indo para o lixo.

E isso é uma coisa que não sai da minha cabeça. Desperdício de comida!
Por isso, há um ano luto para desperdiçar o menos comida possível. E cada vez fico melhor nisso.

Mas essa, infelizmente, é a realidade do país. Esse vídeo é muito fofo. E esclarecedor.



Tenho certeza que poucas pessoas, em suas rotinas, realmente se preocupam em minimizar o desperdício.

Mas mais do que isso: tomar consciência desses números é muito importante por outro motivo também, sabe por que?

Porque são dados que atestam que não falta alimento no Brasil, nem no mundo. O que sobra é ganância e ignorância, ou até falta de tato, como no meu caso. 
Isso significa, e para nós isso é importante, que produção de alimentos NÃO é desculpa para o desmatamento. Não é nem nunca foi. Por isso devemos compartilhar e lutar pelo Desmatamento Zero



Mas desde que Caio e eu passamos a jantar juntos, e digo com isso que foi no exato momento que me deparei com minha total inabilidade para cozinha, também passei a refletir no O QUE eu como. (já que o COMO eu como é, digamos, contestável)

E então passei a consumir, sempre que possível, alimentos orgânicos.

E como eu sou nerd, aproveitei e me enfiei em pesquisas sobre o mundo dos orgânicos. E descobri um monte de coisas legais, inclusive, que eles vão muito além do não uso de agrotóxicos.
Eles tem toda uma cadeia sustentável, e também, social!
Ótimo!! Vamos comer orgânicos J

Mas....hummm... espera aí!
É! eles são bem mais caros...

Não dá, já que sou freela, pra encher minha geladeira com orgânicos sempre.
Mas sabe o que mais eu descobri?
Que se você comprar produtos orgânicos no supermercado,  você estará fazendo sua parte pelo meio ambiente. Mas vai estar pulando uma parte importante da cadeia. Isso porque a alimentação orgânica também pressupõe a economia solidária, o comércio justo.

Por isso desde que eu passei a comprar menos comida, para desperdiçar menos, e passei a escolher alimentos orgânicos, também aprendi uma coisa muito legal: comprar direto do produtor!

Por isso estou pedindo minhas frutas, verduras e até sucos, ovos... em sites que fazem um trabalho genial: pegam a produção direto dos pequenos produtores, garantem que são plantadas com as técnicas sustentáveis, garantem a remuneração justa de quem produz e um preço justo pra quem compra e ainda... entregam em casa! Não é o máximo?

E, garanto, cada produto sai mais barato do que o similar no supermercado.

Esses são alguns dos sites que fazem esse serviço:




Ah, e outra coisa que eu descobri nesse um ano morando com o Caio é que... sim, ele deixa toalha molhada em cima da cama... mas esse é um detalhe que... enfim... deixa pra lá...

Descobri também que meu condomínio tem duas cestas de descarte de lixo: uma de lixo orgânico e outra de lixo reciclável.
Mas quer saber? eu sou curiosa... e fui fuçar mais a fundo... e descobri que isso, muito provavelmente, é só vitrine. 
Pois, nem um funcionário sequer soube me responder quem cuidava do descarte desse lixo, quem levava pra reciclagem, que caminhão buscava, etc. 
Depois de ter ficado muito brava por ter passado meses me preocupando em separar direitinho o meu lixo e ter descoberto que provavelmente não tenha servido de nada... Resolvi levar pessoalmente ao centro de reciclagem. E sabe o que eu descobri? Nem dá muito trabalho.
Como lixo reciclável, se você der uma lavadinha, fica seco e limpo, ele não cheira, por isso dá pra juntar uns sacos grandes e levar tudo de uma só vez...

Pois é, existem muitos detalhes práticos, e legais, que envolvem se casar. E olha que eu nem comecei a falar aqui das nossas manias, das discussões por bobagem, das delícias de acordar com cheirinho de café coado....  


Nenhum comentário: