segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Projeto Escola – Porque educar é preciso!



Por Taís González

A Lei número 9.795 de 27 de abril de 1999, institui a política nacional de educação ambiental. A educação ambiental pode ocorrer dentro das escolas, empresas, universidades, repartições públicas e em nossas casas. Ela pode ser desenvolvida por órgãos do governo, agentes de transformação socioambiental ou por entidades ligadas ao meio ambiente.

Os voluntários do Greenpeace em São Paulo iniciaram há alguns anos o Projeto Escola, com o objetivo de contribuir na formação de cidadãos críticos de seu papel histórico e no exercício da cidadania responsável e consciente, além de fornecer ferramentas para uma percepção ampliada sobre os ambientes no qual estamos inseridos.

Depois de algum tempo reformulando os temas e formando voluntários multiplicadores, o projeto voltou com força total neste segundo semestre. “Somos multiplicadores e nosso trabalho, o de formiguinhas nas escolas, traz bons frutos. A ideia é fazer o jovem pensar, mudar suas atitudes e comportamento.  É fazê-lo entender o quanto este assunto é importante para nossas vidas”, explica a coordenadora do grupo de voluntários e do Projeto Escola, Juliana Teixeira.

Para Juliana, a garantia de um futuro é uma preocupação constante, e que deveria ser de todos. “Devemos ser responsáveis quando o assunto é meio ambiente. Os ´pequenos´ serão as futuras gerações e o que iremos deixar para eles se continuarmos com o desrespeito ambiental e destruindo nosso Planeta?”

Voluntário do Grupo em São Paulo há mais de 5 anos, Antonio Padilha, de quase 70, também preocupa-se com as futuras gerações. “Nós estamos vivendo uma fase histórica no mundo, em que a depredação dos ambientes naturais está alcançando um limite. Sabemos que a extinção das espécies animais e vegetais é para sempre, elas não existirão mais. E as novas gerações não merecem isso. Se nós gostamos das nossas crianças, devemos ajudá-las na compreensão da importância da preservação ambiental.” 



A educação ambiental precisa ajudar na busca de novas formas e possibilidades para as relações sociais e as relações entres organismos, mais ainda, em estilos de vida baseados em valores éticos e humanitários. Educar significa em primeiro, “auto-transformar-se” e, por isso, este tipo de educação transcende seu aspecto puramente comportamental. Queremos mesmo é fomentar a reflexão crítica do atual desafio ambiental e, a partir daí, integrar crianças, jovens e adultos nesse processo rumo à construção de uma realidade mais hamoniosa, equilibradade e que tenha mais chances de sobrevivência.



Assista ao video elaborado pela nossa voluntária Roberta Nader em que mostra um pouco do Projeto Escola: http://www.youtube.com/watch?v=2hG3efW3Dwg&feature=youtu.be

Um comentário:

disse...

Muito bom o texto! Educação e Informação são nossas maiores armas!