Por Ana Carvalho e Roberta Nader
Hey você!
Hoje é o Dia Mundial da Alimentação!
Já parou para pensar que, no mundo, mais de 800 milhões de pessoas sobrevivem sem ter acesso a alimentos em quantidade suficiente para manterem uma vida saudável e ativa?
E já ouviu dizer que, ao mesmo tempo, o número de obesos cresce em velocidade tão acelerada que logo irá superar o de famintos?
Esse paradoxo nos coloca para refletir. Será que o mundo precisa mesmo de mais alimentos? Ou será que o grande problema aqui é o equilíbrio na distribuição desses alimentos?
Sim, porque se do lado de baixo do globo perdemos dezenas de crianças por desnutrição, e do lado de cima, perdemos pessoas vítimas de excesso de gordura, algo está errado, não está?
Produzir mais alimentos não é a resposta. Precisamos de um mundo onde a alimentação, como todos os outros aspectos da vida humana, seja tratada de forma sustentável.
Você sabia que a maior causa de desmatamento na Amazônia é a pecuária?
A carne, produzida para nós comermos, é o que está destruindo a mais importante floresta tropical do mundo.
Por isso a alimentação é sim uma questão chave para o meio ambiente!
Refletir sobre sua alimentação é valorizar algo tão escasso a muitos outros seres humanos, é pensar na sua própria saúde e também colaborar na diminuição da pressão da produção agrícola mundial sobre as áreas de floresta e sobre as reservas de água potável.
A partir de hoje, que tal pensar melhor sobre o que você escolhe comer?
Nenhum comentário:
Postar um comentário