quinta-feira, 12 de abril de 2012


Experiências de uma Nova Voluntária do Greenpeace =)

Segunda dia 26 de março, um dia marcado em minha vida que jamais esquecerei. Assim que cheguei no Cine Clube Socioambiental ainda na calçada, me deparei com Kumi subindo a rua tranquilamente. Conforme vinha em nossa direção reparei que estava observando a camisa que eu vestia, ( Campanha Nuclear, 1 ano de Fukushima) e neste momento vi um sorriso sincero e companheiro em sua face, o mesmo que eu recebo de meus companheiros em nossas reuniões no escritório do Greenpeace São Paulo. Abraçou-me, perguntou o meu nome, por um momento perdi as palavras diante da pessoa que me inspirou nos últimos anos. Agradeceu por estarmos lá, foi um momento impar. Quando foi liberado para nossa entrada, no espaço onde seria feito o bate papo, tratei logo de sentar na frente, não queria perder nada é claro (Risos). Muito descontraído, nos falou de suas experiências e ações que fez ao decorrer de sua vida, como recebeu o convite para ser o Diretor Executivo do Greenpeace Internacional.

Marina Person logo no começo foi tratando de nos falar que não lhe agradava fazer a tradução, passando a bola para Marcelo Furtado, Diretor Executivo do Greenpeace Brasil, que com sua presença fez que o bate-papo se tornasse mais descontraído, e sua presença deixou o Kumi mais a vontade, mesmo eu acreditando sem sombra de duvidas o Kumi Naidoo um orador por natureza.

O que antecedeu a conversa foram dois vídeos que foram projetos em uma grande tela, o primeiro se tratava do Desmatamento zero em referencia ao movimento #VETADILMA.

http://www.youtube.com/watch?v=Hse2-EqTzc0

A seguir foi o vídeo da ação que Kumi fez em 17 de junho de 2011, onde escalou a plataforma petroleira Leiv Eiriksson, localizada no mar do Ártico, há 150 km da costa da Groelândia.

http://www.youtube.com/watch?v=POgPkgRXKKU

Percebi os olhares da plateia, de contemplação por nosso engajamento e ações. Também pude observar que para alguns ali presentes era o primeiro contato com a Organização e se mostraram fascinados e interessados principalmente em dar mais atenção nas praticas ambientais, o que me deixou muito satisfeita, notei que mesmo hoje o tema MEIO AMBIENTE seja mais questionado em todos os âmbitos algumas pessoas que estavam ali presentes não sabiam exatamente o tamanho de nossa responsabilidade em conservarmos a natureza e que isso tem que ser uma ação imediata.

A conversa que se seguiu foi muito esclarecedora, a seguir o trecho onde Kumi fala sobre os 20 anos do Greenpeace no Brasil.

Marina Person: Bom Kumi, nós estamos aqui e o evento hoje é para comemorar os 20 anos do Greenpeace no brasil e também para falar do Desmatamento Zero, mas falando dos 20 anos vou contar uma historinha aqui. Em 26 abril de 1992 a tripulação do Rainbow Warrior navio símbolo do Greenpeace rumou para Angra dos Reis e lá 800 cruzes foram fixadas no Pátio da Usina Nuclear simbolizando o numero de mortes no trágico acidente de Chernobyl , 6 anos antes. Então essa ação marcou a fundação oficial do Greenpeace no Brasil, eu queria que você falasse para nós o que significa para o Greenpeace ter um escritório no Brasil? 1 não na verdade são 3 escritorios no Brasil, São Paulo, Manaus e Brasilia.

Kumi N.: É muito fundamental nossa presença aqui, porque hoje o Brasil é 6 maior economia do mundo, e tudo que se faz e acontece no Brasil tem impacto no resto do Planeta.

Nos últimos 20 anos de atividade no Brasil nós tivemos muitas vitórias . Nós proibimos a importação de lixo tóxico no país que é uma pratica muito comum que se usava países em desenvolvimento como lixeiras para os países ricos.

Marcelo Furtado: Essa foi a campanha que eu coordenava na época.

Kumi N.: Sim sim sim. (Risos)

Marcelo Furtado: Obrigada (Risos).

Kumi N.: Nós apresentamos um cenário alternativo de energias renováveis para o Brasil, tabem tivemos um papel fundamental na introdução da energia eólica no pais trabalhando com o Governo e setor privado e o trabalho que temos feito na Amazônia teve um forte impacto, uma aliança com várias organizações da sociedade civil conseguimos a moratória da soja e a moratória da carne, impedindo o avanço do desmatamento pela pecuária e pela produção de soja no país. Nos últimos 6 anos a taxa de desmatamento diminuiu, apesar dos índices econômicos do país crescerem, o que significa que para construir um Brasil com uma economia forte não é preciso desmatar a Amazônia.

Mas tem uma outra razão para que o Greenpeace Brasil ser tão importante para Organização, distinta e única, duas coisas na verdade, um dos motivos que foi manifestado pela própria Nações Unidas que a menos de um mês atrás selecionou 6 pessoas no mundo para serem nomeadas como heróis da Floresta, que mais contribuíram para a proteção das florestas do mundo todo e uma delas foi o Paulo Adário que coordena nossa campanha de Florestas na Amazônia, a outra coisa é que eu respondo para um Conselho Internacional e a Presidenta deste conselho é uma brasileira chamada Ana Toni. Então eu posso dizer que o Brasil e África está no controlando o Greenpeace do mundo inteiro agora.

Bom pessoal é isso, espero que tenham apreciado esse post, não exijam muito, sou marinheira de primeira Viagem rs.

GRATIDÃO A TODOS

Patrícia Castanha

Voluntária da Equipe Greenpeace São Paulo


Nenhum comentário: