quinta-feira, 12 de abril de 2012


Encontro com Kumi Naidoo

Assisti um vídeo que me chamou a atenção, era um sul- africano que entrava em greve de fome de 21 dias, uma greve solidária pelo Zimbabue. Quem falava e nos convidava a assinar a petição era Kumi Naidoo, que se tornou conhecido ativista contra o apartheid, na Africa do Sul.

No dia 26 /03/2012, no Cineclube Socioambiental Crisantempo em SP, estava marcado em encontro com kumi Naidoo, agora Diretor Executivo do Greenpeace Internacional, Marcelo Furtado, Diretor Executivo do Greenpeace Brasil, e a apresentadora Marina Person.

Estive presente com mais 3 voluntários do Greenpeace, Flávia Regina, Padilha, e Patty. Assim que chegamos foi o próprio kumi que veio ao nosso encontro alí mesmo na calçada onde estávamos, com um sorriso largo, alegre, e com os braços abertos veio nos abraçar e nos agradecer, é claro que foi pura emoção, ele ali de uma forma simples e descontraída, conversando e tirando várias fotos.

Uma presença forte com idéias que fluem o tempo todo, inquieto, dono de um olhar penetrante, que consegue interagir com a maior clareza . Kumi nos contou de sua experiência como ativista na luta contra o apartheid, de seus questionamentos sobre a vida. Falou de sua trajetória no Greenpeace em 2009, de sua expulsão da Conferência do Clima em Durban, por ter protestado contra o lobby das empresas. De sua prisão ao tentar embarcar em uma plataforma de petróleo no oceano Ártico. Enquanto falava vários slides com ações feitas pelo Greenpeace eram mostrados no telão, e em um deles me vi presente, senti que fazemos parte de uma mesma história.!

Ressaltou sua posição a respeito do Novo Código Florestal Brasileiro proposto pelo Congresso Nacional, que será sem sombra de dúvida um verdadeiro desastre, tanto para os povos indígenas, tanto para as pessoas que vivem na Amazônia. Além das campanhas Veta Dilma, e a grande mobilização que pede o Desmatamento Zero. Disse sobre a importância do Brasil no mundo, onde o mundo está olhando para nós, dado esse importante, depois da Conferência de Copenhague.

Foi categórico em sua afirmação que o Brasil tem recursos abundantes para se tornar o principal país do mundo em tecnologia verde, onde podemos ser exportador de tecnologia solar, eólica. Falou sobre a rio + 20, e criticou a má vontade política. E assim a conversa fluiu naturalmente, como se estivéssemos na sala de nossa casa.

Olhando para Kumi Naidoo, ví um homem adorável e inspirador, simples assim como ele, nos fala como o homem pode entender o universo e se relacionar com ele sem agredi-lo. Observar o mundo e se enxergar como parte integrante dele.

Este foi mais um momento ímpar na minha vida de voluntária do Greenpeace, valeu muito Kumi Naidoo, valeu por tudo!

Gislaine Pereira

Voluntária Greenpeace.

Nenhum comentário: