sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Jovens pelo Clima

Por Lívia Ventura

Nos dias 10, 11 e 12 de setembro, jovens dos mais diferentes lugares do Brasil se reuniram em São Paulo para aprimorarem seus conhecimentos sobre mudanças climáticas e para se tornarem verdadeiros líderes pelo clima. O encontro foi promovido e coordenado pelas ativistas: Paula, Flávia, Kelly e Júlia da organização 350. A 350 visa fortalecer um movimento que une as pessoas para a busca de soluções para as mudanças climáticas e assim pressionar os governos para que façam a sua parte também.


Após se formarem na universidade, jovens americanos ambientalistas, para impulsionar o movimento pelo clima decidiram criar a 350. Cientificamente, 350 ppm (partes por milhão) é o limite de segurança para a quantidade de CO² na atmosfera. Atualmente estamos em torno de 392 ppm, o que evidencia a gravidade do problema. A Kelly, que estava presente no encontro, foi uma das jovens americanas que ajudou a formar a 350. Para que o movimento cresça cada vez mais, pessoas do mundo todo têm se envolvido na campanha do dia global para as soluções climáticas, que neste ano ocorrerá no próximo domingo, no dia 10/10/10. O dia mundial para as soluções climáticas mostra aos governantes que estamos fazendo nossa parte, mas e o que eles estão fazendo?


Tivemos palestras com pessoas envolvidas com a causa ambiental dos mais variados ramos, onde pudemos aprender, por exemplo, sobre o aquecimento global através da visão científica, o funcionamento das Conferências da ONU sobre meio ambiente e formas criativas de mobilização, liderança e iniciativa para realizar uma ação no dia 10/10/10. As meninas foram bastante corajosas ao organizar todo o evento, que deu mais do que certo. O mais legal é que não foi só o encontro que deu certo, mas o que cada um levou de volta consigo. Diria que criamos uma corrente do bem verde, que felizmente não sabemos onde irá parar e espero que não pare. Várias atividades no próximo domingo vão se concretizar graças ao encontro e aos esforços de cada um.


No site da 350 (http://www.350.org/pt/map) é possível encontrar atividades que ocorrerão no Brasil e no mundo. Aqui em São Paulo, o Greenpeace marcará presença no festival SWU.


O que mais gostei no evento, além do vínculo que criamos, foram as experiências que trocamos a partir da rica diversidade cultural que permeou o encontro. Espero que todas as ações ao redor do mundo conscientizem muitas pessoas e atinjam principalmente nossos governantes, e que ocorram vários outros encontros de jovens pelo clima, até que a maioria dos jovens seja pelo clima, e não indiferente a ele e ao nosso planeta.

Nenhum comentário: