segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mobilização: Código Florestal

No último final de semana, mais uma vez, os guerreiros do arco-iris foram às ruas para alertar e mobilizar a população sobre a importância de nossas florestas. Um assunto extremamente urgente, visto que nessa semana o projeto da bancada ruralista será analisado. Com uma crença inabalável no nosso ideal, fomos abordar as pessoas, pois sem dúvida alguma, acreditamos que uma população engajada faz toda a diferença, e assim mostrarmos que somos cidadãos conscientes e que estamos de olho nas intenções de nossos deputados.

A receptividade das pessoas foi muito positiva, as árvores e o homem motosserra foram bastante requisitados para saírem em fotos. Encontramos muitos estudantes a par das questões na Amazônia e, sobretudo, pessoas interessadas e preocupadas em relação ao meio ambiente e ao desmatamento.

Basta desse crescimento desenfreado, cego e, que por ser completamente antiético, tenta burlar as leis para continuar seu percurso devastador e inescrupuloso. Leis que são vistas como empecilhos para o progresso do agronegócio. Desmatar é simples, qualquer um pode fazê-lo. Agora quero ver nossos políticos lutarem pela preservação ambiental e pelo trabalho que a natureza levou séculos para construir e que rapidamente pode ser transformado em deserto. Mas afinal, se esse projeto for aprovado, o que realmente será conquistado? Em curto prazo, apenas lucro para alguns, em longo prazo, teremos perdido uma ótima oportunidade de mostrar que somos um país pioneiro no desenvolvimento sustentável e, que é possível sim conviver com a natureza pacificamente, e não torná-la nossa inimiga. Até quando seremos lembrados como o país que possui a maior floresta do mundo, nosso grande patrimônio e orgulho nacional?

Não podemos desistir e nem enfraquecer diante daqueles que querem devastar nossas florestas, pois se nos silenciar, não haverá ninguém para defendê-las. Estamos vivemos uma mudança de paradigma no mundo e é difícil mudar os hábitos, para todos. Entretanto, não devemos fechar os olhos para essa necessidade de mudança e continuar com uma visão atrasada, baseada em atitudes errôneas. Se não nos esforçarmos agora para construir um mundo melhor, amanhã as dificuldades serão imensas e não há nem certeza de que teremos a oportunidade de voltar e repensar nosso modo de vida. Isso porque não sabemos o quão drásticas poderão ser as consequências do aquecimento global.

Na atividade de ontem, um grupo do movimento hare krishna estava passando na paulista e interagiu conosco. Foi engraçado, o grupo dançou, cantou e girou em volta do “homem motosserra” até que nossa (ótima) atriz largou sua serra e aderiu a roda. Antes de qualquer partido político, religião ou crença que tenhamos, somos seres humanos, e como tais, desejamos viver em harmonia. Por isso, talvez não seja tão difícil repensarmos valores e hábitos e (re) avaliarmos a responsabilidade que temos perante nossas ações de hoje e como elas podem repercutir no futuro.

Será que estamos fazendo jus ao verde de nossa bandeira?

Livia Ventura
Voluntária grupo São Paulo

4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns a todos voluntários engajados na mobilização do código florestal

Vocês são demais, muito orgulho de coordenar este grupo.

Parabéns Livia, belo texto

Unknown disse...

que linda adorei! e claro.. hihihi ótima atriz eu vou guardar com carinho!
:D valeu lindona! vc é show lili!

Unknown disse...

Galera Green, Parabéns por cada palavra, por cada acordar cedo, por cada se vestir de homem-moto-serra, parabéns por acreditar que podemos melhorar esse mundo... Parabéns, parabéns, parabéns! Vocês são de mais! Luz!

ps: Livia, texto fera menina, que lindo!

Anônimo disse...

Mega texto Livinha, parabéns adorei!!!!
Bjos.