segunda-feira, 31 de maio de 2010

Capacitação e qualidade no trabalho voluntário


“Ser voluntário é... Transcender sua condição de cidadão. Entender que é fundamental para si e para a comunidade envolver-se em uma ação solidária.” Centro e Voluntariado de São Paulo

Por Taís González
Os voluntários do Greenpeace, além de representarem o nome da organização e de seus valores às ruas, são motivados pelo amor à causa ambiental, doam aquilo que têm de melhor: tempo, talento e trabalho, tudo isso de maneira espontânea e não remunerada, claro.

Para retribuir tanto trabalho e dedicação o ‘Green’, a cada dia, recicla, motiva e qualifica seus ‘voluntas’. E foi exatamente isso que aconteceu com a voluntária – há mais de três anos – Telma Borges, que nos últimos dias 26 e 27 de maio. Telma realizou o curso de Gestão de Programas de Voluntariado em Organizações Sociais, do Centro e Voluntariado de São Paulo (CVSP).

A instrutora e funcionária do CVSP Silvia Naccache ministrou o curso que ensinou sobre o que ser voluntário, suas responsabilidades e deveres, sobre a lei brasileira do serviço voluntário e como planejar, organizar e coordenar um programa de voluntários. Entre os participantes, cerca de 20 pessoas, representantes de várias organizações, como: Gol de Letra, Cruz Vermelha, Santuário São Judas Tadeu, entre outros. O CVSP tem por missão “incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo e promover a educação para o exercício consciente da solidariedade e da cidadania”.

Assim como apresentado no curso, os principais benefícios para o voluntário são: “desenvolvimento pessoal e profissional, descoberta de novas potencialidades, aumento do círculo de amizades, participação na construção de uma sociedade mais justa e ampliar a visão do mundo”. O Greenpeace oferece isso e muito mais. Oferece a oportunidade de ajudar a salvar o Planeta. E salvar o Planeta, é agora ou agora!

Nenhum comentário: