quinta-feira, 15 de abril de 2010

Dia Nacional da Conservação do Solo
Por Taís González
Hoje, 15 de abril, é o dia dedicado para a conservação dos solos e para a reflexão sobre a necessidade de utilizarmos corretamente este recurso natural. A data foi instituída pela lei 7.876, de 13 de novembro de 1989, em homenagem o norte-americano Hugh Hammond Bennett (1881–1960), primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos dos Estados Unidos e considerado também o primeiro conservacionista.

Pode parecer estranho ter um dia especialmente voltado para o ato de conservar o solo, já que isso deveria ser uma realidade. Mas, infelizmente no Brasil, essa conscientização é realmente importante. As falhas existentes na fiscalização de áreas degradadas e a produção contínua de uma agricultura imediatista resultam na inutilização dos terrenos, o que ocorre em diversas partes do país. E sem uma terra saudável não há alimento, água limpa, matéria prima, ar puro, não há vida. Sem contar em outras áreas do Planeta...

No último relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em 2008, com dados pesquisados num período de 20 anos, mostrou que a degradação do solo está aumentando em várias partes do mundo. O documento apontou um declínio em longo prazo, na função e na produtividade de um ecossistema, porém a degradação está aumentando em gravidade e extensão, afetando mais de 20% das terras agrícolas, 30% das florestas e 10% dos pastos.

Rranking por país, por população rural afetada com a degradação dos solos:
1 - China (457 milhões de pessoas)
2 - Índia (177 milhões de pessoas)
3 - Indonésia (86 milhões)
4 - Bangladesh (72 milhões)
5 - Brasil (46 milhões)
Fonte: FAO

Com práticas de conservação e algumas técnicas de manejo é possível manter suas características, além de sua fertilidade e evitar sérios problemas, minimizar os efeitos causados pelas chuvas e também pelo mau aproveitamento do homem. Por exemplo: a manutenção da cobertura do solo com a adubação verde e reflorestamento, controle do escorrimento superficial da água com os terraços, entre outros.

O uso de tecnologias inadequadas, a destruição da vegetação (pelo desmatamento ou pelas queimadas) a falta de planejamento para a conservação ou a contaminação dos terrenos (um dos principais fatores neste caso é a produção dos transgênicos), ao longo do tempo, pode ocasionar a desertificação, a erosão e/ou a compactação dos solos.
Veja mais sobre os principais poluentes do solo:

Fonte: Manual Global de Ecologia

Nenhum comentário: