quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Relato de uma voluntária em sua primeira atividade fora de São Paulo


Saímos de São Paulo no último sábado, pela manhã, rumo ao Rio de Janeiro sem saber exatamente o que nos esperava, além da chuva, já anunciada pela previsão do tempo. Estávamos em quatro voluntárias, a Telma Borges, Taís González, Larissa Romandini (que nunca tinham ido ao Rio), e eu, em minha primeira viagem pelo Greenpeace. Depois de quase 500 km dando muita risada, percebemos que a nossa integração já estava mais do que acertada.

Chegando no hostel conhecemos os voluntários Francielli Galli, de Porto Alegre e Richard La Santrer, de Belo Horizonte, nossos companheiros de organização, ideais e quarto! O grupo somou com os voluntários do Rio de Janeiro na atividade que levou o Greenpeace à orla também de Salvador e do Recife, no último dia 15, para fazer um alerta dos perigos da exploração de petróleo em alto-mar.

Fomos muito bem recebidas pelo Pedro Torres, coordenador nacional de voluntários (ex-voluntário do Rio) e pela turma toda. Mesmo com a chuva fininha, fomos fazer um mini-tour por alguns lugares da cidade maravilhosa e na reunião, que começou na noite do dia anterior à atividade, conhecemos todos que participaram da ação no domingo, cerca de 30 voluntários.

Chegou o grande dia! Apesar do frio, estávamos lá, prontos para mostrar ao mundo que não podemos ficar de braços cruzados esperando que um novo acidente ocorra. Aos poucos, até o tempo foi melhorando, a população apareceu e o Greenpeace deu o seu recado! O vazamento do poço da empresa BP no Golfo do México (EUA) em abril deflagrou o maior desastre ambiental da história do país: cinco milhões de barris de petróleo no mar.

Foi uma experiência única. Conhecemos pessoas, a maneira de trabalho em outra região e acompanhamos como os “greenpecianos” atuam: com toda a garra, seja lá em que parte do planeta estiverem. É lógico que no Rio não podia ser diferente, o pessoal é demais! Caracas foi irado “meisxmo”!

Deixo aqui em nome das voluntas de Sampa um abraço para o pessoal do Rio! Esperamos vocês em São Paulo! Ah, e não podemos deixar de agradecer ao “anjo” Mikael, que nos acompanhou na volta e com muita paciência fez da viagem cansativa uma grande alegria!!!
Adriana Matangrano - Voluntária do Grupo São Paulo (ou Estrela-do-mar)

5 comentários:

Rafa Fernandes disse...

Muito legal!! Parabéns meninas!!

Luiz disse...

O Rio de Janeiro estara sempre de portas abertas para os Paulixtas! Com a união dos grupos, o Green só tem a ganhar, e nós fazemos assim novos amigos!
Beijo Grande...
Vinil Volunta- RJ

Vânia disse...

Pôxa, nós que adoramos a participação de vocês. O que podemos dizer é que vocês são "dimaixssss" rss
Um beijo grande em todas!!!

Vanessa Marcondes disse...

Que lindoooo! Adorei conhecer vcs e estou adorando essa integração entre os grupos! Que isso aconteça mais e mais!!
Bjsss

Voluntários Greenpeace São Paulo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.