terça-feira, 11 de maio de 2010

Aldo Rebelo envia mensagem para quem assina a petição em favor de nossas florestas - Mas, temos as repostas!

Postado por Taís González

"Aldo menospreza a inteligência de quem assinou a petição. Insinua que são pessoas desinformadas, suscetíveis à confusão e à manipulação, incapazes de pensar por si próprias. Quem não está com ele é um idiota. Ou, então, defende interesses estrangeiros."

Sim, o tiro saiu pela culatra... Segue uma das várias respostas enviadas ao deputado Aldo Rebelo. Força ciberativistas!

Enviei há alguns dias uma carta-manifesto para Aldo Rebelo. A resposta dele chegou hoje (7); não me contive e escrevi o texto abaixo. Segue para apreciação.
Abraços,
Joana Gonçalves
Jornalista

Caro Sr. Aldo,Sua carta-padrão está bem escrita. Português quase impecável. Pena que diz uma coisa e em seguida a contradiz, com outras palavras. Quer um exemplo:... longe de querer alterar o Código Florestal, tenta apenas corrigir alterações por ele sofridas e que tornaram inaplicáveis os dispositivos modificados, a maioria deles por medida provisória, portarias e resoluções que nunca foram discutidas nem pelo Congresso ou pela sociedade brasileira.Deputado, se isso não é alterar, é o quê???? .No quinto parágrafo, o senhor inicia com:As propostas de alteração da legislação têm origem diversa...O senhor escreveu PROPOSTAS DE ALTERAÇÃO, deputado.Vamos por tópicos, então:Primeiro, sugiro que sua carta-padrão seja revista, se é que o senhor pretende se fazer entendido pela população.Segundo, que pense bem na insanidade do que estão tentando aprovar - leis que privilegiam meia dúzia de empresas, latifundiários...Terceiro: conheça melhor a proposta do Greenpeace – pelo jeito o senhor desconhece a luta desse grupo em várias partes do mundo para evitar imbecilidades como o da construção da hidrelétrica de Belo Monte. Aliás, de que lado o senhor está nessa questão? O lado do Greenpeace eu conheço muito bem - e nada tem de antinacionalista. Aliás, quem é antinacionalista nesta questão, deputado? Só para ilustrar, caso o senhor não saiba, será inundada uma área de 51,600 hectares de florestas, serão submersas “Volta Grande” e um terço de Altamira para botar funcionando uma hidrelétrica que vai operar durante apenas uma pequena parte do ano (quatro meses, para ser mais exata), período da cheia...

Sugiro que o senhor também leve-se a sério quando diz: “Poderia ampliar indefinidamente os exemplos de abusos e absurdos contra a agricultura e os agricultores (pequenos, médios e grandes), o que prometo fazer em mensagens seguintes.

Mais bla bla bla não, por favor. Me poupe...

Essa questão de Belo Monte é séria, senhor, não fique na retórica. A construção de Belo Monte vai dizimar com os pequenos ribeirinhos do Xingu, com os pequenos agricultores, uma classe de trabalhadores que o senhor diz defender!!!!. O senhor sabia que os índios são contra? Já visitou essa população? Eu já. Este projeto nem os militares tiveram a coragem de construir, pois anteciparam o desastre que isso significaria, e agora vem o nosso (des)governo e solenemente ignora esses impactos irreversíveis ao ambiente em nome de uma demagogia barata e de projetos (e custos) faraônicos... Não vou nem discutir a questão dos investimentos, que sairão de nosso bolso, o senhor deve saber bem disso.

Não me venha com a alegação de que estudos técnicos foram feitos... bla bla bla... porque, se o senhor realmente domina o assunto e as leis, sabe que isso não é bem verdade. Enquanto o mundo inteiro caminha para novas matrizes energéticas alternativas baseadas no sol, no vento e na biomassa (coisas que o Brasil tem de sobra), vocês insistem em um retrocesso de conseqüências inimagináveis ao ambiente!

E depois ainda teve aquele leilão “viciado”... Deputado, os senhores deveriam ter vergonha disso. Cadê a transparência tão apregoada nesse (des) governo.

Parafraseando Dom Erwin Kräutler, bispo do Xingu que vive apenas 45 anos na região (e quen por coincidência, NÃO NASCEU NO BRASIL, mas adotou nosso país de corpo e alma:“O presidente Lula entrará na história como o grande depredador da Amazônia e o coveiro dos povos indígenas e ribeirinhos do Xingu.” E vocês, deputados, senadores, enfim, a corja de Brasília, são cúmplices dessa insanidade! (complemento meu).

Uma pequena observação: tenho acompanhado a luta de muitos brasileiros e de muitos estrangeiros que escolheram nosso país para morar e fico orgulhosa deles. Eles estão nos ensinando a cuidar do que é nosso, nos dando lições de civilidade e respeito à natureza. O que o senhor sabe da luta em favor do ambiente (mais especificamente de nosso solo brasileiro) de homens como Frans Krajcberg (artista polonês), Dom Erwin, Sting (um dos primeiros a parar Belo Monte...), o próprio Cameron...??? Acho que o senhor tem um pouco de razão: se a floresta é nossa, então, só nós temos o direito de destruí-la. Que ninguém ouse dar palpite, não é mesmo, deputado?

Voltando às “não alterações” no Código Florestal: Tenho acompanhado os muitos debates sobre o ambiente e os trâmites dessa questão nos órgãos federais e fico constrangida que o senhor não saiba que existem 36 projetos de lei na câmara para alterar o código florestal (e o senhor afirma que “longe de querer alterar...”).

Assim sendo, não há muito o que discutir com o senhor. Deputado, a impressão que tenho é que vocês decidem o que é melhor para vocês e seus comparsas (muitas vezes na calada da noite), mentem descaradamente para a opinião pública – e se esquecem até mesmo do que escrevem – ou escrevem sem entender o que escrevem... Coisa, no mínimo de principiantes.Caro senhor, não somos idiotas, como o senhor e seus pares estão tentando nos fazer entender. Há muitas cabeças pensantes de olho na insensatez com que os senhores de Brasília vêm (des)governando este País. Sou brasileira e NÃO ADMITO A MANEIRA COMO VÊM TENTANDO TRATAR UMA QUESTÃO TÃO SÉRIA – O AMBIENTE.
Joana Gonçalves

2 comentários:

garcia disse...

olaaa meu nome e manoel garcia gostaria de informacoes sobre como me unir como ativista ao green peace , sou do interior de sao paulo de sorocaba , me interesso muito sobre asuntos indigenas e a construcao da usina de belo monte me deixa frustrado com os caminhos que nosso pais e o mundo tomam mais uma vez ...

meu email de contato

freakgarcia@hotmail.com

Júnior disse...

BORA PRAS RUAS, GALERA!!!

FORÇA RAÇA ATIVISTA!!

ABRAÇOS A TODOS!!