segunda-feira, 26 de abril de 2010


Testemunho de uma ativista

Por Monique Tayla

Na última terça-feira, 20, cerca de 30 ativistas protestavam em frente ao prédio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o intuito era chamar a atenção (e quem sabe impedir) o leilão que definiu o consórcio que construirá a usina de Belo Monte. No primeiro momento me senti em uma ação secreta, estilo espiões! Mas tive total confiança, para confirmar minha presença por telefone, quando a Rosi, coordenadora do grupo, me ligou no sábado a noite.

Fiquei impressionada com a assistência que o Greenpeace deu para os ativistas ao desenvolver de toda atividade, isso me passou total segurança, já que foi minha primeira "ação direta", senti que por pior que a situação pudesse chegar, eu estaria amparada por toda equipe. Parabéns mesmo, a segurança é essencial quando estamos no meio de uma ação, já que vamos preparados para o pior. Além disso, ver 350 policiais ao seu redor assusta um pouco... Para mim, as cinco horas de atividade passaram voando, quando me acorrentei estava preparada, física e psicologicamente, para umas 12h de "chá de chão”.

Foi bem pacifista, como toda atividade do Greenpeace, porém, infelizmente não conseguimos impedir o leilão. Mas me confortei pelo fato de termos atingido a mídia e assim, levar informação para população. A atuação do Madalena foi show, decidido e determinado. O contato com outros ativistas também foi muito bom, conheci uma galera de atitude e opinião!

Conversei com um amigo, que trabalha no meio do Amazonas estudando mamíferos aquáticos, e ele me falou que já é visível os impactos da destruição da floresta, tanto para fauna, quanto para população que não está sendo respeitada! Por isso e por tantas outras coisas, o protesto contra Belo Monte não pode parar. A cada dia, mais e mais pessoas abraçaram a causa!

A experiência de participar de uma ação como essa, me acrescentou muito como pessoa, valeu Rosi! Como sempre o Greenpeace me surpreendeu!!!



6 comentários:

Unknown disse...

É isso!
Cada ação, cada evento, cada atividade, cada pessoa que conseguimos passar a mensagem é um aprendizado e uma GRATIDÃO muito grande.
Continuemos com essa força e vontade de ativismo!

Parabéns a tod@s que lá estiveram e tod@s que ficaram na torcida para!

Paz e Luz!

Rafa Fernandes disse...

Muito legal!! Parabéns para todos que de uma forma ou de outra participaram dessa ação!! E vamos continuar lutando por um planeta melhor!!

Unknown disse...

Parabéns pela "estréia"!Com certeza, representou muito bem muitos de nós que gostaríamos de estar lá! Vamos em frente, este assunto ainda vai longe...

Unknown disse...

Aiiiii Super Monique.

Nosso grupo teve o maior número de voluntas envolvidos neste protesto, estivaram lá, Gisleine, Junior, Telma, Tais, Marcelo, Venturinha, Monique e dirigindo o caminhão o Juliãooo, ViVa.

Parabéns a todos pela coragem, postura e determinação de lutar por um mundo melhor.

Júnior disse...

Boa, Monique!!!
parabéns pelo texto!!
bjs bjs

Taís González disse...

Foi bacana demais!!! Realmente um experiência maravilhosa!!! Sem falar na causa, Belo Monte é um desastre socioambiental... Uma tristeza ver que nossos governantes não se preocupam com os povos pobres, com os nossos índios e com a nossa natureza... Continuemos na luta contra Belo Monte