sábado, 22 de agosto de 2009

França: Nuclear, aqui não!

Foto: Greenpeace/Vivian Zanatta

Por Marina Ribeiro


O primeiro Flash Mob do Greenpeace aconteceu hoje em três cidades simultaneamente. Além de Salvador e Rio de Janeiro, São Paulo recebeu cerca de cem participantes que se deitaram na calçada em frente à Casa das Rosas, na Av. Paulista, numa simulação de morte - ou Die in. Apesar do frio, os "mortos" esperaram fielmente que nossos ativistas contornassem seus corpos. Uma sirene soou anunciando o fim da mobilização e todos pareceram bastante satisfeitos com a experiência.



A ação serviu para mostrar que somos contra o acordo nuclear que está sendo fechado entre Brasil e França, colocando a nossa segurança em risco ao trazer uma tecnologia ultrapassada e falida “O investimento na geração de energia nuclear tem se mostrado um obstáculo para a França cumprir suas metas de redução de emissões dos gases de efeito estufa, o que derruba argumento dos que defendem seu uso para o combate ao aquecimento global”, diz André Amaral, coordenador da campanha contra nuclear do Greenpeace.



Este é o ano da França no Brasil e a Areva (Estatal nuclear francesa) é uma das principais patrocinadoras do evento. Assim, as três capitais realizaram seus protestos em frente à prédios que abrigam atrações do projeto.





Para saber mais: http://www.greenpeace.org/brasil/documentos/nuclear/fracassos-nucleares-franceses





Fonte: http://www.greenpeace.org/brasil/nuclear/noticias/greenpeace-fez-manifesta-o-si

Nenhum comentário: