sexta-feira, 3 de abril de 2009

Protesto e sacrifício

Antes de mais nada, o Greenpeace gostaria de pedir desculpas à população niteroense e carioca pelos transtornos que causamos na manhã de quarta-feira durante o protesto realizado na Ponte Rio-Niterói. Fizemos a ação para dar um recado aos líderes do G20, que se reúnem em Londres amanhã, quinta-feira (02/04), para discutir a economia global: as pessoas e o clima são tão ou mais importantes que a crise financeira.
É compreensível que os motoristas presos no engarrafamento entre Rio e Niterói tenham ficado irritados com a ação do Greenpeace. Afinal, ninguém gosta de perder tempo e compromissos - ainda mais dentro de um carro parado no meio do trânsito. Mas é preciso entender também que estamos num momento crucial para o planeta. Se não conseguirmos fazer com que os líderes mundiais parem para discutir e encontrar soluções verdadeiras para as mudanças climáticas, teremos sérios problemas pela frente. Na verdade, há duas coisas super valorizadas pela vida moderna que estão em jogo por causa da crise climática: tempo e escolha. Com o aquecimento global, temos cada vez menos tempo e menos escolha.
Estamos todos no mesmo barco e precisamos nos unir para pressionar todos os países a agirem agora para combater as mudanças climáticas, o maior desafio já enfrentado pela humanidade. As causas das duas crises que assolam o planeta - a econômica e a climática - têm a mesma causa e apontam para a mesma solução: o verdadeiro resgate financeiro global virá com a construção de uma nova economia verde, de baixo carbono, com a geração de empregos sustentáveis que não agravem o aquecimento global.
Mas grandes causas exigem sacrifícios de todos. Parafraseando aquela velha canção de Chico Buarque, “Construção”, protestamos pelo clima, mesmo que na contramão, atrapalhando o tráfego… Mais uma vez, pedimos desculpas e agradecemos a compreensão de todos os motoristas, que se tornaram nesta manhã parceiros involuntários na luta pelo planeta.

Greenpeace Brasil

Nenhum comentário: