terça-feira, 2 de outubro de 2012

Dia Internacional da Não Violência

Por Taís González

No Dia Internacional da Não Violência o Grupo de Voluntários do Greenpeace Brasil, em São Paulo ressalta a importância da luta não violenta - A não violência é requisito fundamental em todas as atividades que o Greenpeace promove. Ela está embutida em ações, palavras e na forma de atuação em geral – seja com governantes, empresários, outras instituições ou com a população.
O Greenpeace é uma organização global e independente que atua para defender o ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem atitudes e comportamentos. Investigando, expondo e confrontando crimes ambientais, desafiamos os tomadores de decisão a rever suas posições e adotar novos conceitos. Também defendemos soluções economicamente viáveis e socialmente justas, que ofereçam esperança para esta e para as futuras gerações.
Dia Internacional da Não Violência
A data foi estabelecida pela ONU em virtude do aniversário do líder pacifista Mahatma Gandhi. Na mensagem para esta data, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon lembra que "o Dia Internacional coincide com o aniversário do nascimento de Mahatma Gandhi, líder do movimento histórico e não-violento da Índia por independência. Sua abordagem transformadora e transcendente tem raízes profundas no passado da Índia. Cerca de dois mil anos antes, o imperador Ashoka renunciou ao recurso da guerra e se dedicou ao desenvolvimento pacífico de sua sociedade. Sua ideia de paz e não-violência se estendeu à proteção de animais e árvores – a sustentabilidade à frente do seu tempo. Outros pelo mundo também levantaram esta bandeira, de Chico Mendes, no Brasil, ao reverendo Martin Luther King Jr., nos Estados Unidos, de Nelson Mandela, na África do Sul, à professora Wangari Maathai, no Quênia. Todos estes líderes inspiraram movimentos globais aos quais se juntaram inúmeros outros, que abraçaram a não-violência como um valor fundamental e um princípio vital."

Nenhum comentário: