quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Greenpeace e governo de Palau atacam piratas no santuário de tubarões

Por Keiller MacDuff – Media Advisor – Greenpeace United States
Palau, 8 de dezembro de 2011 – Autoridades de pesca de Palau pesca abordaram e deteram um navio de pesca de Taiwan suspeito de atividades de pesca ilegal durante uma patrulha conjunta com o Greenpeace da zona econômica exclusiva de Palau, no Pacífico. O navio do Greenpeace Esperanza e o barco de patrulha de Palau, PSS Presidente HI Remeliik, estão escoltando o navio Chi Sheng Hui ao porto.

O helicóptero do Greenpeace avistou tubarões e barbatanas cortadas a bordo do Chi Sheng Hui na manhã de 08 de dezembro, enquanto o navio de pesca estava em águas Palau – que foram declaradas santuário de tubarão em 2009.
“O Chi Sheng Hui estava em aparente violação da lei aqui na zona exclusiva econômica do Palau. A Pesca ilegal está destruindo o futuro do nosso povo, o desenvolvimento econômico do nosso país e é uma ameaça para o futuro da indústria da pesca legítima. Deve ser interrompida “, disse o presidente de Palau Johnson Toribiong.


O Greenpeace e o governo de Palau assinaram um acordo conjunto no início desta semana para ambos trabalharem e assim cumprir os regulamentos de pesca e trazer as operações de pesca ilegal de piratas à justiça.
“Estamos honrados por trabalhar com o Greenpeace na proteção dos nossos recursos pesqueiros e garantir o sustento e futuro de nosso povo. Que isto seja um aviso para os pescadores ilegais “, continuou o presidente Toribiong.


Entre 21 e 46 por cento de toda a pesca no Centro-Oeste do Oceano Pacífico é provavelmente ilegal, não regulamentada e não declarada [1]. A pilhagem ilegal de peixe do Pacífico coloca a segurança e a alimentação da região e a prosperidade econômica em risco.
Como a maioria dos países insulares do Pacífico, Palau deve patrulhar vastas águas territoriais, tendo capacidade muito limitada, possuindo apenas um barco de patrulha e mais de 604 mil km2 de oceano para patrulhar.
“A pesca ilegal praticada por navios, como o Chi Sheng Hui é galopante em algumas partes do Pacífico, com a matança de tubarões e o roubo de atum que ocorrem em uma base diária”, disse Lagi Toribau, líder da campanha do Greenpeace a bordo do Esperanza. “Se isso continuar, vamos ver uma região do Pacífico com redes vazias, pratos vazios e barrigas vazias. Aplaudimos o governo de Palau ao tomar uma posição e fazer cumprir suas leis. Agora estamos pedindo ao governo de Taiwan – como o Estado de pavilhão responsável – para regular melhor a sua indústria de pesca “.


O Chi Sheng Hui passará por uma investigação mais aprofundada por funcionários de Palau em sua chegada ao país. Ontem, funcionários do Remeliik embarcaram em um barco Filipino, FB Yanreyd 291, confiscou os equipamentos de pesca e escoltou-o para fora das águas de Palau.




A campanha”Defendendo Nosso Pacífico” do Greenpeace está em curso para evitar a pilhagem de atum do Pacífico e para a restauração da saúde dos oceanos do mundo através da criação de reservas marinhas.
O grupo ambiental internacional está clamando por reservas marinhas a serem estabelecidas em quatro áreas de alto mar do Pacífico, e serem declaradas fora dos limites para a pesca. Estas medidas são importantes para manter as populações de peixes valiosos a um nível sustentável.


Greenpeace está em campanha por uma rede global de reservas marinhas que cubram 40% dos oceanos do mundo e para uma indústria de pesca mais sustentável. Em todo o mundo, o Greenpeace está trabalhando com varejistas e marcas de atum em toda a Europa, Austrália e nas Américas para aumentar a quota de mercado de atum de origem sustentável.
Contatos:Keiller MacDuff, Greenpeace communications (onboard the Esperanza) +47 2367 7986
Steve Smith, Greenpeace International communications (in Bangkok) +66 819 298 707
Nota do editor: (1) http://www.mrag.co.uk/Documents/ExtentGlobalIllegalFishing.pdf








Nenhum comentário: