Palau, 8 de dezembro de 2011 – Autoridades de pesca de Palau pesca abordaram e deteram um navio de pesca de Taiwan suspeito de atividades de pesca ilegal durante uma patrulha conjunta com o Greenpeace da zona econômica exclusiva de Palau, no Pacífico. O navio do Greenpeace Esperanza e o barco de patrulha de Palau, PSS Presidente HI Remeliik, estão escoltando o navio Chi Sheng Hui ao porto.

“O Chi Sheng Hui estava em aparente violação da lei aqui na zona exclusiva econômica do Palau. A Pesca ilegal está destruindo o futuro do nosso povo, o desenvolvimento econômico do nosso país e é uma ameaça para o futuro da indústria da pesca legítima. Deve ser interrompida “, disse o presidente de Palau Johnson Toribiong.

“Estamos honrados por trabalhar com o Greenpeace na proteção dos nossos recursos pesqueiros e garantir o sustento e futuro de nosso povo. Que isto seja um aviso para os pescadores ilegais “, continuou o presidente Toribiong.

Como a maioria dos países insulares do Pacífico, Palau deve patrulhar vastas águas territoriais, tendo capacidade muito limitada, possuindo apenas um barco de patrulha e mais de 604 mil km2 de oceano para patrulhar.
“A pesca ilegal praticada por navios, como o Chi Sheng Hui é galopante em algumas partes do Pacífico, com a matança de tubarões e o roubo de atum que ocorrem em uma base diária”, disse Lagi Toribau, líder da campanha do Greenpeace a bordo do Esperanza. “Se isso continuar, vamos ver uma região do Pacífico com redes vazias, pratos vazios e barrigas vazias. Aplaudimos o governo de Palau ao tomar uma posição e fazer cumprir suas leis. Agora estamos pedindo ao governo de Taiwan – como o Estado de pavilhão responsável – para regular melhor a sua indústria de pesca “.



O grupo ambiental internacional está clamando por reservas marinhas a serem estabelecidas em quatro áreas de alto mar do Pacífico, e serem declaradas fora dos limites para a pesca. Estas medidas são importantes para manter as populações de peixes valiosos a um nível sustentável.

Contatos:Keiller MacDuff, Greenpeace communications (onboard the Esperanza) +47 2367 7986
Steve Smith, Greenpeace International communications (in Bangkok) +66 819 298 707
Nota do editor: (1) http://www.mrag.co.uk/Documents/ExtentGlobalIllegalFishing.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário