segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dia Internacional do Voluntário.


Desde 1985 , a Organizações das Nações Unidas instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário.
O objetivo da ONU é fazer com que, ao redor do mundo, sejam promovidas ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade, neste dia.
O voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, humanitário, ambiental.



O voluntário é um ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo, talentos e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais





Ao analisar os motivos que mobilizam em direção ao trabalho voluntário, descobrem-se, entre outros, dois componentes fundamentais: o de cunho pessoal, a doação de tempo e esforço como resposta a uma inquietação interior que é levada à prática, e o social, a tomada de consciência dos problemas ao se enfrentar com a realidade, o que leva à luta por um ideal ou ao comprometimento com uma causa, seja humanitária, ambiental ou social.




Voluntariado é ação. Quem vai e faz, movido pela criatividade e solidariedade, é que abre os caminhos e gera as oportunidades.





Minha mensagem para os voluntários é de entusiasmo, alegria e confiança em sua capacidade de ação e invenção. O gesto solidário muda as coisas aqui e agora, não num futuro longínquo. Muda também quem doa e quem recebe. Ou seja, reforça a solidariedade e a cidadania, bases de uma democracia mais sólida e de uma sociedade mais justa.




Parabéns voluntário do Greenpeace pelo seu dia, voluntários que independente das condições vão e fazem acontecer.




Neste dia meu carinho e respeito por vocês.

Forte abraço, grande beijo.




Rosi Ventura

Voluntária

Coordenadora local de voluntários

Grupo São Paulo

























Um comentário:

Voluntários Greenpeace São Paulo disse...

É isso galera verde.

Bora lá que 2012 espera por vocês.

Beijos
Rosi.