domingo, 29 de agosto de 2010

Presidente, faltou solar no Planalto - relato!


Por Lívia Ventura


O Palácio do Planalto foi recentemente reformado e para isso foram gastos, nada menos do que 103 milhões de reais nessa empreitada. Descaso com o povo, já que, mais uma vez o dinheiro público não foi convertido em seus reais propósitos, isto é, assegurar os direitos essenciais de todos nós. Além disso, o que nos choca é que esse mesmo governo que almeja conquistar uma posição de destaque perante o mundo, não realizou uma reforma sustentável no Palácio.


Por isso, nós fomos rumo à Brasília levar uma placa solar de presente para o nosso presidente. Particularmente, foi uma oportunidade muito especial para mim, pois pude perceber que realizar uma ação não é tão simples como parece, existe todo um preparo antes, durante e depois da atividade, requer confiança entre todos os participantes, e a consciência da responsabilidade, pois todos que estavam lá tinham um papel essencial para que não houvesse falhas.


O presidente nem sequer foi nos receber, mas mesmo assim mandou um representante no seu lugar para conversar com a gente e pegar a placa solar. Espero que ele não a abandone em qualquer lugar, mas pense sem pré-conceitos sobre essa fonte de energia, que é limpa, economicamente viável e não afeta negativamente a vida de nenhum ser humano, isto porque a energia é consumida no mesmo local onde é gerada, ao contrário de grandes hidrelétricas que, geralmente, abastecem regiões distantes, o que ocasiona perda de energia na transmissão, o que, certamente, irá acontecer com Belo Monte, por exemplo.


Se a energia solar tivesse sido incluída na reforma do Palácio, teríamos beneficiado o meio ambiente e a nós mesmos, que dele dependemos para viver e ainda, o nosso País seria reconhecido e respeitado por todos aqueles que lutam pela preservação da natureza.


Faltou respeito com o povo, com o meio ambiente e, sobretudo, com a preocupante questão do aquecimento global. Essa reforma foi um exemplo claro da ignorância e da falta de importância com a qual nossos políticos tratam a questão ambiental e de como ela é sempre deixada de lado e, preferivelmente evitada.


Falam que o Brasil é o país do futuro, mas enquanto alguns ainda pensarem de forma atrasada, será bem difícil avançar. Parece que esse futuro está mais distante do que nós imaginávamos.

Nenhum comentário: