quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Texto por Gabi Vuolo

O Greenpeace tem hoje 8 grupos de voluntários no Brasil: São Paulo, Rio, Porto Alegre, Brasília, BH, Salvador, Recife e Manaus. São quase 300 pessoas, que doam tempo e dedicação ao Greenpeace e ao planeta.
Nos últimos 10 dias, visitei quase todos os grupos fazendo uma rodada de treinamento para as atividades de mobilização pública sobre mudanças climáticas que vão acontecer agora no segundo semestre.
Os treinamentos não foram fáceis. Duravam em média 3hs em cada cidade e os horários nem sempre garantiam mentes descansadas (muitos aconteceram à noite, depois do expediente normal de trabalho dos voluntários). Isso sem contar as condições nem sempre favoráveis: sala lotadíssima em São Paulo, frio e chuva torrencial em Porto Alegre, ventania que derrubava o telão em Recife…
Mas, mesmo com tudo isso, os treinamentos valeram pra preparar os voluntários para o que vem pela frente.
A verdade é que todos nós - seja no escritório do Greenpeace, seja nos grupos de voluntários espalhados pelo Brasil – temos uma tarefa enorme pela frente. Desde quando entrei pro Greenpeace, em 2002, nunca vi um momento tão crítico quanto o que estamos vivendo agora – a gravidade da situação do clima do planeta, a pasmaceira da população brasileira e a falta de compromisso dos governantes são de assustar até os mais zen… Como se não bastasse tudo isso, temos pouquíssimo tempo pra tentar fazer alguma diferença nisso tudo. A reunião de Copenhagen está logo ali, dobrando a esquina…
Mas, apesar de tudo, acho que desde quando entrei pro Greenpeace nunca vi tanta força nos grupos de voluntários. Gente de todas as tribos, todas as idades, que trabalha, estuda, cuida de família, faz mil coisas… e ainda arranja tempo pra ir me ouvir falar por três intermináveis horas sobre mudanças do clima e planos mirabolantes pra salvar o nosso futuro. E que vai arranjar tempo pra colocar esses planos mirabolantes em prática nos próximos meses.
A partir do dia 29 de agosto, quando faltarão apenas 100 dias para o início da 15ª Conferência do Clima, em Copenhagen, os quase 300 voluntários do Greenpeace vão às ruas nas 8 cidades para falar sobre mudanças do clima com a população.
Serão várias atividades até dezembro, então não deixe de ficar de olho aqui no blog e no site do Greenpeace, porque o calendário dos grupos vai ser sempre divulgado por aqui. E a idéia é que mais gente se junte aos nossos voluntários. Porque não dá mais tempo pra ficar sentado no sofá, esperando as mudanças do mundo caírem do céu.

Fonte: www.greenblog.org.br

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, recebo os emails do greenpeace frequentemente. Hoje, sem querer, cliquei em "unsubscribe". Como faço para voltar a recebê-los? Existe algum e-mail de contato?

Obrigado,

Fernando
fepent arroba gmail ponto com.